Se você conta com um smartphone ou tablet fique sabendo que automaticamente você também faz parte da internet das coisas, termo presente nas conversas das pessoas nestes últimos tempos. Mas o que é a  “internet das coisas”? Vamos dar uma olhada para saber o que é e também o porque fazemos parte disso sem sequer ter conhecimento.

Internet das coisa, já ouviu falar?

Fuçando na web, vemos que o termo se refere a todos os aparelhos conectados a internet que tornam possível a interconexão de pessoas. E portanto, essas pessoas podem receber e enviar informações através da internet.

Atualmente, nossas casas, carros e trabalho estão cada vez mais “conectados”. E não é só por causa dos telefones e computadores mas, imagine só, existem cada vez mais aparelhos que podem estar conectados na web, como os smartwatches.

imagen: Internet das coisas

Afinal, qual o impacto da internet das coisas em nossas vidas?

Agora que já sabemos o que é a internet das coisas, vamos para os seus efeitos. Uma simples ação como pedir um taxi ou Uber através do seu celular ou até mesmo ver o seu progresso em algum aplicativo fitness, você estará usando a internet para fazer alguma coisa em sua “vida offline”.

Basicamente, se você conta com algum aparelho que lhe permite estar online e ter contato com aplicativos como Airbnb, Google Maps, Tinder, etc, você já está sendo parte desse conceito.

No Opera também gostamos de contribuir com o desenvolvimento da internet das coisas. Por isso, no ano passado, Opera Mini foi o primeiro navegador disponível para smartwatch, o Samsung Gear S.

 

Então… qual é o próximo passo?

A internet das coisas está em constante crescimento, e isto se deve graças  a que a cada dia mais e mais pessoas estão conectadas. Se dermos uma olhada no que a internet tem para oferecer hoje, veremos que muitos dos aplicativos que utilizamos nos celulares fazem uso de GPS ou até sensores internos que permitem reunir informações de geolocalização, Comunicação por Campo de Proximidade (NFC)  entre outras informações. Outros aplicativos usam sistema de som por bluetooth, como nas Smart TVs, nos relógios smartwatch e até nos carros. É tanta coisa que no final você pensa; “O que será que nos espera no futuro?”.

E aí? O que achou da internet das coisas? Como ela está presente no seu dia a dia?

Além do seu smartphone, qual outro aparelho o liga “ao mundo” e permite que você faça várias coisas? Nos conte aqui abaixo, nos comentários 😉

Related Posts

Back to top

User comments