Uncategorized

Como fazer captura de uma página inteira da Web

captura-de-tela-cheia-ferramenta-paparazzi

Fazer capturas de tela do seu monitor é muito mais fácil do que fazer com os atalhos de um teclado que você está acostumado a usar. Caso deseje fazer a captura de toda  tela no seu navegador, isso levará alguns passos a mais, ou mesmo será necessário uma ferramenta especial.

Seguem 4 maneiras de fazer captura de tela:

Faça zoom na página e use os comandos padrões

Isso pode ser uma solução rápida caso o que você queira capturar vá mais além da parte visível da sua tela. Faça o zoom out até que encaixe perfeitamente na sua tela e depois use os comandos padrões do computador para fazer a captura da tela.

No Windows, presione o Print Screen do seu teclado. Automaticamente ela será capturada no clipboard, e assim que você abrir um editor gráfico, poderá colar a imagem para depois salvá-lo como um arquivo novo.

No Mac, o atalho para fazer captura de tela cheia é Cmd+Shift+3. Você salvará o arquivo em PNG, por padrão. Caso queira capturar somente uma parte da tela, presione Cmd+Shift+4.

Software de captura de tela

Existem muitos softwares de capturas de tela que podem ser instalados no seu computador. Sugiro alguns: Snagit do Techsmith (é compatível tanto com Windows quanto com Mac), FastStone Capture (disponível somente para Windows) e Paparazzi (também disponível para Mac, observe a captura feita com este software, abaixo).

Se você conhece mais opções, conte para nós nos comentários. Um detalhe importante que você não pode esquecer é que nem todos os softwares são gratuitos.

captura-de-tela-cheia-ferramenta-paparazzi

Ferramentas online para fazer capturas de tela

Caso voce não queira instalar um software no seu computador, existem ferramentas online disponíveis para fazer esse serviço. Testamos algumas delas: Snapito, Screenshot Machine e Web-capture.net. Todas funcionam de maneira similar: é só copiar a URL do site que você quer capturar e cole na caixa disponível que aparece em cada site. Depois disto, irão gerar a captura.

Extensões para navegadores

Sem dúvida é a minha opção favorita. Neste caso, não é necessário trocar de abas ou usar um aplicativo externo, e é mais rápido, são só alguns cliques!

Existem várias extensões que estão disponíveis para seu navegador Opera. Veja algumas:

captura-de-tela-cheia-joxi-addon

Assim que você instalar uma delas, é só clicar no ícone que fica do lado direito da barra de URL para fazer a captura e pronto!

Quando encontro algum review interessante do Opera ou me deparo com um site legal, faço uma captura de tela para ter como referência futura. E as vezes quando o conteúdo não encaixa perfeitamente na tela, sigo as dicas que compartilhei aqui.

Você conhece outro jeito de fazer captura de tela? Compartilhe conosco nos comentários 🙂

 


User comments



Opera

You deserve a better browser

Opera's free VPN, Ad blocker, and Flow file sharing. Just a few of the must-have features built into Opera for faster, smoother and distraction-free browsing designed to improve your online experience.

Download now