Uncategorized

Picture Element: Economizando seu plano de dado e agilizando acessos

Aqui no Opera gostamos de simplificar as coisas, ajudando você a acessar seu conteúdo favorito sem perder tempo e economizando dados.

Por isso, gostariamos de compartilhar com vocês como conseguimos chegar a esse resultado. Há algum tempo, nosso CTO Bruce Lawson (Diretor de Tecnologia) ajudou no desenvolvimento do HTML picture element, uma ferramenta de tecnologia mega importante.

O que faz o picture element?

Antigamente, um dos problemas comuns dos desenvolvedores era o seguinte: ao fazer um upload da imagem com boa resolução na web, elas ficavam bem em telefones de alta tecnologia, mas não em outros (como nos telefones mais básicos), uma vez que as imagens primeiro deviam ser comprimidas e isso resultava num alto consumo de bateria e de dados.

Galaxy-S7-and-Galaxy-S7-Edge-display-side-by-side

Foi então que o Bruce pensou: “e se pudéssemos oferecer múltiplas versões de uma mesma imagem para que que o telefone captasse a melhor delas?”. Então…

O Picture Element apareceu! Mas, por que ele é importante?

Considerando que um site pesa em média 2.2MB, e na maioria as imagens são as grandes responsáveis por todos esses megas, Picture Element reduz o tamanho de todo o site. Isto se traduz em sites mais rápidos e menos dados desperdiçados 🙂


User comments



Opera

You deserve a better browser

Opera's free VPN, Ad blocker, and Flow file sharing. Just a few of the must-have features built into Opera for faster, smoother and distraction-free browsing designed to improve your online experience.

Download now