Uncategorized

Entenda os códigos de erro HTTP mais comuns

404 – um dos códigos de erro HTTP mais comuns

Enquanto você está lendo este post, o código status 200 OK, ou seja, uma resposta padrão a alguma solicitação feita, entra em ação. Mas isto nem sempre ocorre, e várias e várias vezes você já deu de cara com outras mensagens quando precisava acessar a algum site. Estas páginas de notificação onde aparecem números como “404” ou “500” são conhecidas como códigos de erro HTTP.

Se você ver alguma, é porque o site que você está tentando acessar tem algum problema e está te alertando que no momento não será possível ver o seu conteúdo. Para entender e descifrar esses códigos é muito simples. Te contamos como:

Erro HTTP 404: Página não encontrada

Sem dúvida alguma é o mais comum de todos. Ele avisa que o site que você está querendo acessar não está disponível, pois pode ter sido alterado ou talvez esse endereço nem exista. Pode, ainda ser um erro de digitaçao da URL ou simplesmente o site não exista mais. Caso o site (na página principal) disponibilize um quadro de busca, procure o conteúdo desejando através dele.

404 - one of the common HTTP error codes

Erro HTTP 403: Acesso negado

Quando este aviso aparece, significa que o site que está querendo acessar não é permitido para você. É como se estivessem dizendo “Feche a aba e não volte mais”. Se este aviso aparece constantemente, é porque os sites que está visitando possuem uma whitelist de computadores que podem ter acesso, e você não está na lista de convidados desta festa.

Erro HTTP 401: Não autorizado

Bem parecido ao erro 403, é quando você não tem permissão para ver o site. Mas para conseguir acessá-lo geralmente é só se logar.

Erro HTTP 500: Erro de servidor interno

Este grupo de código de erros (que totalizam 5) significam que o erro está no servidor do site. O erro HTTP 500 é o mais comum e genérico, já que não informa sua origem. A parte boa, é que trata-se de um problema temporário e, normalmente, mais tarde você irá conseguir acessar o site desejado. Este erro costuma acontecer quando o site recebe ao mesmo tempo um número de visitantes maior do que sua capacidade de processamento.

Erro HTTP 503: Serviço não disponível

Você verá essa mensagem quando não for possìvel o acesso ao conteúdo por algum motivo temporário. Isto pode acontecer porque o site está sobrecarregado ou por uma manutenção temporária, afetando o servidor. Normalmente é quando os webmasters estão trabalhando para solucionar o problema. É recomendável tentar novamente mais tarde.

A maioria das mensagens de erro HTTP são claras. E na maioria das vezes você pode solucionar conferindo o enderço URL digitado ou voltando a carregar o site em alguns minutos.

Navegue sem se preocupar, com Opera! Esperamos que ao invés de ver essas mensagens de código de erro, você possa aproveitar vendo mais conteúdos da sua preferência 🙂


User comments



Opera

You deserve a better browser

Opera's free VPN, Ad blocker, and Flow file sharing. Just a few of the must-have features built into Opera for faster, smoother and distraction-free browsing designed to improve your online experience.

Download now