Uncategorized

“Forçar zoom” no Opera 34 para Android

Você sabia que 61% dos sites mobile não permitem que você dê zoom neles? Nós ajustamos isso agora com o Opera 34 pra Android disponível a partir de hoje.

Quando lançamos nosso último Opera para Android, você sentiu um melhor desempenho, fizemos melhorias na navegação para ajudar com que com app funcionasse bem em qualquer tipo de aparelho.

E nós respondemos agora a um pedido frequente: uma opção que deixe você ampliar qualquer site independente se originalmente essa opção foi criada ou não pelo criador da página que você está acessando.

Eu sempre tive curiosidade de sabe quando sites possuíam restrições de zoom e comecei a pesquisar pelas informações em locais como o HTTP Archive, um site que monitora como os sites são construídos, avaliando uma série deles – normalmente os mais populares – como foram criados e quais suas características. O HTTP Archive mostra dados relevantes como a diminuição de uso do flash e o aumento de uso de fontes web, por exemplo, e permite que você mesmo analise o que tem mudado no perfil de páginas da internet.

Escolhi analisar dados mais recentes (informações de dezembro de 2015) e eles mostram uma lista de sites mais acessados — 4.762 sites para ser mais exato — que são acessados por Android por emulação do Chrome. Em uma primeira espiada vi que muitos sites já são otimizados para mobile (82%) o que é ótimo.

Porém, ainda que tenhamos já muitos sites otimizados, ainda temos os 61% que não permitem zoom, o que complica muito o acesso para algumas pessoas. No caso de quem possui restrições ou dificuldades visuais não poder aumentar a imagem acaba se tornando um problema. E, muitas vezes, não existe razão para não habilitar a possibilidade de aumento de tela e facilitar a vida do usuário.

Por isso, chegamos com essa nova ferramenta. Se você clicar no “O”, ir até Configurações, vai encontrar a função Forçar zoom que vai deixar com que você controle a visualização de praticamente todos os tipos de sites. Por enquanto você tem que habilitar essa função manualmente, mas estamos estudando aqui como tornar essa comodidade automática na sua navegação futuramente.

Baixe Opera para Android 34 hoje na Google Play e use a funcionalidade de “Força Zoom”. Depois conte para nós o que achou. E, se encontrar erros ou pontos de melhoria, nos avise também!


User comments



Opera

You deserve a better browser

Opera's free VPN, Ad blocker, and Flow file sharing. Just a few of the must-have features built into Opera for faster, smoother and distraction-free browsing designed to improve your online experience.

Download now