Opera participa do evento “Woman in Tech” promovido pelo Facebook
Ontem estive no evento organizado pela rede social para discutir a participação das mulheres no mercado de tecnologia no Brasil. A moderação das discussões foi realizado por executivas do Facebook – Laura González-Estéfani e Francesca de Quesada Covey.
Além da minha participação representando a Opera, o painel contou ainda com a participação de outras lideranças do mercado como: Fiamma Zariffe (Twitter), Ricardo Sangion (Pinterest) e Douglas Almeida (Stayfilm).
Um dos primeiros pontos discutidos no evento foi o histórico profissional dos participantes e como a carreira de cada um acabou caminhando para o mercado de tecnologia. Curiosamente a grande maioria dos panelistas possuía formação em publicidade, assim como eu, e – ao longo da carreira profissional – acabou se apaixonando pela dinâmica do segmento e construiu carreira no mundo “tech”.
Competências necessárias para as profissionais de tecnologia
Quando questionados sobre quais são as competências que os profissionais de tecnologia apresentam em comum e que acabam por diferenciá-los no mercado, os panelistas foram unânimes em apresentar alguns comportamentos que são chave tanto para profissionais experientes e também por aqueles que querem ingressar no mercado: relacionamento com pessoas, resiliência, vontade de aprender e capacidade de adaptação.
No painel, além de concordar com esses pontos e adicionei também como características essenciais aos profissionais a capacidade de adaptação e principalmente o elemento curiosidade e vontade de encarar o que é novo, sem medo!
O que conta na hora da contratação?
Ao serem questionados sobre o que é levado em consideração em um momento de contratação de profissionais de tecnologia, se é um currículo, experiências passadas ou o famoso “brilho nos olhos”, os panelistas listaram aspectos interessantes como conhecimento, ousadia, integridade, adaptação à cultura da empresa, entre outros pontos. A unanimidade mencionada por todos foi paixão pelo produto ou serviço como um dos elementos-chave para decisão por um profissional ou outro no momento da escolha.
Aumentando a presença de mulheres no mercado de tecnologia
Sobre a participação feminina no mercado de tecnologia, houve consenso tanto entre panelistas quanto o público de que há espaço para crescimento e maior participação das mulheres nesse segmento.
As profissionais participantes do painel, com ampla experiência de mercado deram dicas valiosas para as participantes como manter a confiança e mostrar “garra” no processo seletivo, a capacidade de mostrar porque você realmente merece a vaga e tem as competências para, além de ser persistente e correr atrás da vaga dos sonhos em empresas que tenham a ver com você.
Outro ponto abordado é que as empresas participantes do evento têm aumentado ainda mais iniciativas para trazer mulheres para suas posições em aberto e têm envolvido seus colaboradores, principalmente os homens para discutir a importância do equilíbrio entre diferentes perfis nos times.
Após esse overview do mercado de tecnologia, experiências e boas práticas transmitidas pelos panelistas, o espaço foi aberto pra perguntas e as participantes puderam conversar sobre casos reais, exemplos de carreira e dúvidas comuns sobre a participação feminina no mercado de tecnologia.
Ao final, cada participante resumia em uma palavra sua experiência no evento e algumas das palavras mais presentes foram desafios a enfrentar, otimismo, vontade de ver mudança e inspiração.
Acredito que ainda haja um caminho a ser percorrido para que tenhamos ainda mais mulheres no mercado de tecnologia, mas iniciativas como essa provocam discussão no segmento e aproximam profissionais para gerarmos a mudança que queremos ver no mercado.