Uncategorized

Dicas para comprar online com segurança

Nas férias do meio de ano, para evitar filas em caixas, lugares lotados e confusão, eu resolvi que ia fazer todas minhas compras online. Se você também prefere procurar ofertas na internet, dê uma olhada nessas dicas para aproveitar uma sessão de compras segura!

comprar online com segurança

  1. Mantenha seu sistema operacional, browser e aplicativos atualizados

Parece óbvio, mas atualizações são fundamentais para manter seus aparelhos e transações online seguros. Cada nova atualização melhora a segurança e corrige potenciais brechas para ataques e fraudes. Em computadores, muitos dos sistemas operacionais se atualizam automaticamente. Já quando se trata de apps, a sua loja de aplicativos irá nonotificá-lo quando algum update estiverdisponível.

  1. Obtenha uma extensão de segurança extra para seu browser

Se você usa o browser Opera, a proteção de malware e fraude vai automaticamente avisá-lo quandoalgum site é conhecido por ser inseguro. Para adicionar ainda mais proteção, baixe a extensão WOT (Web of Trust), ela demonstra a reputação dos websites com um sinal colorido (como um semáforo) próximo aos seus resultados de busca. Sinal vermelho significa “não acesse esse site”!

  1. Saiba de onde você está comprando

O número de ataques por phishing (fraude eletrônica) cresceram com a era das compras online então, antes de confiar em um site, verifique se o endereço dele está correto na barra de endereços do seu navegador, procure por recomendações e comentários em fóruns, blogs e sites de quem já comprou e certifique-se de que os dados de contato realmente existem e são da empresa que está vendendo.

  1. Certifique-se que sua conexão é segura

Dia desses eu já estava para completar uma compra online quando percebi que a conexão não estava criptografada. Nessas situações não coloque dados do seu cartão de crédito ou continue com a compra. A maioria dos browsers mostra um ícone de cadeado, verde e fechado no campo de endereço do site para mostrar que a conexão que você está é segura.

  1. Cuide das suas informações pessoais

Nunca compartilhe informações privadas como senhas ou números de documentos. Leia os termos e condições dos sites para entender quais são as regras e políticas quanto à privacidade de dados. Pense sempre duas vezes antes de compartilhar seu endereço de e-mail, número de telefone e endereço físico. Para que esses dados serão utilizados? Você realmente precisa informá-los?

Tem outras dicas de compras online mais seguras? Conte pra nós nos comentários!

 

 


User comments



Opera

You deserve a better browser

Opera's free VPN, Ad blocker, and Flow file sharing. Just a few of the must-have features built into Opera for faster, smoother and distraction-free browsing designed to improve your online experience.

Download now