Uncategorized

Por que é importante poder escolher? Apple e o bug no iOS 9.3

Quando Apple faz o lançamento de algum produto, normalmente o público se emociona com eles. Mas desta vez com a chegada do iOS 3.9 não foi exatamente isso que aconteceu. O bug estava no WebKit, o motor de renderização que faz com que os sites possam ser visualizados. Este bug impedía que usuários que contavam com aplicativos como Booking.com e Wikipedia instalados nos seus smartphones abrissem os links e ainda jogava uma simples busca num navegador qualquer  em um dispositivo iOS.

Isso aconteceu devido a uma pauta do Guia de desenvolvimento do App Store, a pauta 2.17, que menciona que todos os navegadores devem usar WebKit. Por isso, navegar na web no seu iPhone era impossível independentemente do navegador escolhido.

Exceto um: Opera Mini em modo Mini :). Para conseguir uma navegação muito mais rápida e economizar dados, Opera Mini renderiza os sites na nuvem usando o motor de renderização do Opera ao invés da versão do WebKit da Apple.

Sem dúvida é preciso contar com pautas que tornem possível uma experiência segura e consistente, assim como Apple conseguiu com seu guia de revisão para App Store. Essas regras existem para que aplicativos instáveis, enganosos ou que simplesmente existem para para enviar spam, permaneçam desabilitados.

Porém, esta particular pauta – 2.17 – não tem uma razão técnica ou de design por tanto, todos devem cumpri-la.

WebKit é um enorme motor de renderização mas também pode ter as suas falhas – e deixar este motor como o único para todos os navegadores no iOS limita à Opera e outros desenvolvedores web sua habilidade de inovar.

Esta é uma grande oportunidade para Apple eliminar esta pauta e até considerar outras mudanças como deixar o usuário decidir por qual navegador optar como padrão.

 


User comments



Opera

You deserve a better browser

Opera's free VPN, Ad blocker, and Flow file sharing. Just a few of the must-have features built into Opera for faster, smoother and distraction-free browsing designed to improve your online experience.

Download now