Uncategorized

6 dicas para navegar com segurança

A internet traz muito conteúdo interessante. Porém sem algumas precauções de segurança, pode se tornar um campo minado com sites maliciosos, vírus e outras ameaças. Nós levarmos a segurança de navegação no Opera muito a sério e por isso estamos aqui para ajudar e orientá-los adequadamente.

Aqui vão algumas dicas simples de navegação na internet para ajudarem você a ficar seguro online.
6safewebbrowsingtips FINAL

Mantenha seu navegador atualizado

Certifique-se de que você está usando a versão mais nova do seu navegador para garantir que ele está atualizado com melhorias de segurança e estável. Opera para computadores é um navegador seguro que vai poupar algum esforço do seu lado – ele se atualiza automaticamente sempre que há uma atualização disponível.

Preste atenção nas informações do navegador

Em certos sites, o navegador Opera vai mostrar um ícone pequeno mas importante (um selo de segurança)  na barra de endereços/busca. Por exemplo, se você estiver acessando uma página por conexão segura, você vera um cadeado verde. Além disso a proteção de fraude e malware do Opera vai avisar se você estiver tentando assinar algum site que está na “lista negra” – considere essa informação antes de acessar esse site.

Escolha senhas fortes e as proteja

Parece uma das coisas mais óbvias mas ainda assim muitas vezes deixada de lada na hora em que se fala de segurança de navegação na internet. Senhas como “111111” ou nomes de personagens de cinema são super fáceis de memorizar mas também fáceis de adivinhar, o que fazem delas senhas vulneráveis. Veja essa lista de piores senhas de 2014 (em inglês) e certifique-se de que você não cairá nessa armadilha. Use senhas únicas com caracteres aleatórios, incluindo letras maiúsculas e minúsculas.

Além disso, usar a mesma senha para e-mail, redes sociais e outros sites é bem arriscado e é – literalmente – uma senha para todas as portas. Crie diferentes senhas para cada conta e o gerenciador de senhas do Opera vai memorizá-las e lembrar para você. E, claro, desnecessário lembrar: não compartilhe suas senhas com ninguém!

Navegue de forma privada em computadores compartilhados

Se você está dividindo computador com alguém, recomendamos fortemente que você limpe seus dados depois de cada sessão. No Opera você pode facilmente fazer isso com a opção de navegação em janelas privadas. Seu histórico, cookies e outras informações serão automaticamente removidas assim que você fechar suas janelas privadas.

Seja seletivo na hora de confiar em sites

Seu endereço, telefone, número de cartão de crédito – seja muito cuidadoso na hora de colocar essas informações em formulários de sites. Alguns sites podem tentar instalar programas ou usar seus dados de cartão.

A confiança é um item muito importante nas newsletters e promoções por e-mail que você recebe. Elas vem de uma fonte segura que você realmente assinou ou permitiu enviar mensagens para você? Alguns golpes imitam sites populares. Então, pare um segundo e analise se faz sentido, antes de confiar em um site. Esse rápido tempo de reflexão pode fazer uma grande diferença na manutenção de sua segurança online.

Apenas baixe programas de fontes seguras

A instalação de um arquivo baixado de fonte suspeita pode significar o risco de trazer um malware ou vírus para seu computador. Quando estiver procurando um software, o mais seguro é procurar baixar o arquivo no site oficial do mesmo.

Que outras dicas de navegação segura você adicionaria à essa lista?


User comments



Opera

You deserve a better browser

Opera's free VPN, Ad blocker, and Flow file sharing. Just a few of the must-have features built into Opera for faster, smoother and distraction-free browsing designed to improve your online experience.

Download now